quarta-feira, abril 30, 2008

EU & PAULO COELHO... PAULO COELHO & EU...

Acho que existe alguma coisa de errada comigo...
Não adianta...
não consigo ler um único livro do Paulo Coelho até o final! Ouvi falar desse cara a alguns anos atrás quando ele simplesmente estourou com o livro O ALQUIMISTA e confesso que fiquei muito curiosa a respeito...
Enfim...resolvi ler o livro pra ver o que tinha de tão especial no que esse homem escrevia...e aí começou meu calvário! (Exagerada eu? Imagina!)
Não li todo, não consegui, fiquei achando que não soube interpretar aquilo, pq simplesmente achei uma chatice! "O que aquilo ali teria de tão especial que eu não captei? Fiquei "encafifada"..."
Mas...para não ser injusta, resolvi fazer uma nova tentativa e comecei a ler o DIÁRIO DE UM MAGO algum tempo depois...coisa que tbm não fiz até o final, não deu, eu juro que tentei!
Eu pensei assim: Fofa, santa ignorância essa sua, milhares de pessoas no mundo inteiro adoram esses livros, acham esse autor tudo de bom, o cara tá ficando milionário com isso e vc não consegue nem terminar de ler um único livrinho dele? Pô, assim não dá!
O tempo foi passando, Paulo Coelho sendo ainda mais reconhecido mundialmente, ganhando prêmios, muito mais grana e pasmem, entrou para a Academia Brasileira de Letras! Ah não...assim já era demais, o cara virou até um Imortal!
Nesse momento eu pensei: Peraí, eu devo tá ficando lesada mesmo, não é possível, eu não tô pescando o espírito da coisa...é isso! Li vários artigos dele em jornais, e nada...aquilo não mexia comigo, não adiantava.
não é que eu tenha gostado pouco, eu não gostei foi de nada, entenderam agora a minha angústia?Não que eu tenha que gostar do que e de quem tá na moda, mas em termos de literatura, na minha opinião o que vale é quem escreve bem, tem conteúdo, mexe com a alma do leitor e se tanta gente faz um carnaval em torno do nome do cara é pq alguma coisa boa tem que ter nos livros dele, né? (Não é assim que funciona?) Meu gosto literário sempre foi bastante eclético, leio aquilo que mexe comigo e aí independe do que seja. Podem ser: poemas, poesias, contos eróticos, crônicas, biografias, artigos em revistas e jornais, romances e etc... Os dois livros do Paulo Coelho que eu tentei ler até o final e não consegui, na minha humilde opinião simplesmente choveram no molhado... Sabe quando começa a roncar trovoada e o cara manda vc pegar um guarda-chuva pq vai chover? Pois é, é +ou- isso... Sei lá...pode até ser que eu mude de opinião algum dia, que leia um livro dele que me toque em alguma coisa...mas enfim, enquanto isso não acontece...vou ficando por aqui mesmo com a minha luta interior...ahahahahaha Agonias de uma simples "mortal", eu diria... Essa tal "imortalidade" do Paulo Coelho tá acabando comigo! (Isso traumatiza, viu gente?)

3 comentários:

Danni disse...

Eu acho um saco essa "imortalidade" dele. A meu ver, já deveria tê-lo enterrado...rs

beijo amiga

Unknown disse...

Confesso que na adolescência eu li Paulo Coelho, mas não entendo como ele foi parar na Academia Brasileira de Letras...

Tem um meme p vc no meu blog.

Bjs.

Ale Danyluk disse...

Bruna, assim como vc eu tb não entendia como ele era tão conhecido e tão idolatrado....tinha essa mesma encanação ...até ler ONZE MINUTOS E ZAHIR (ambos dele). E sinceramente esses dois livros são mto bons...os demais achei literalmente uma porcaria...
Se esbarrar com algum deles leia q valerá a pena.
Bjo
Ale